Sexta, 06 de Dezembro de 2019
 
    
   
Suinicultura :: Encontrado javali positivo a PSA fora da zona de regionalização na Polónia
Notícias » INTERNACIONAL
Encontrado javali positivo a PSA fora da zona de regionalização na Polónia
2019-11-18

As autoridades veterinárias da Polónia notificaram no sistema de notificação de doenças da Comissão Europeia (ADNS) a 15 de novembro, um caso de PSA em javali encontrado em WSCHOWA, a cerca de 150 km da fronteira com a Alemanha, fora da das áreas de regionalização da Peste Suína Africana, estabelecidas ao abrigo da Decisão 2014/709/EU. Enviamos na mensagem infra cópia desta notificação.
 
Face ao novo agravamento da situação epidemiológica da PSA em javalis na Polónia, vimos mais uma vez reforçar a importância de se ter em atenção as medidas preventivas e de biossegurança nas explorações de suínos mencionadas na nota informativa da DGAV n.º 1/2019 de 20 de agosto.

Apelamos aos importadores de leitões para assar que, face a este evento, o comércio de leitões com a Polónia cesse de imediato. Está em causa a sobrevivência da produção nacional!

Reforça-se ainda que é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA, bem como aumentos anormais na mortalidade nas populações de javalis.
 
Encontra-se disponível no portal da DGAV informação complementar sobre a situação da PSA na Europa e sobre a doença.






Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados