Sábado, 23 de Novembro de 2019
 
    
   
Suinicultura :: Apresentação do Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos
Notícias » FPAS
Apresentação do Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos
2019-01-10

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, com a colaboração da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, realizou no dia 10 de Janeiro, no auditório da Bolsa do Porco, a apresentação do Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos.
 
A importância da entrada em funcionamento deste Sistema para toda a fileira da suinicultura ficou bem patente pela forte adesão de todos os agentes da fileira bem como dos representantes da admnistração pública, desde IFAP, ICNF, Direcções Regionais e Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação.

O SISS permitirá controlar e monitorizar em tempo real a movimentação de suínos, bem como registar de forma fidedigna os efectivos animais.

Desta forma, surge uma ferramenta importantíssima no sentido de "fechar o ciclo do abate".

Intervenção do Presidente da FPAS:


"A Direção Geral de Alimentação e Veterinária com a colaboração da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores, vêm apresentar o SISS, sistema Informativo da Sanidade dos Suínos.

Em nome de toda a fileira do porco, quero regozijar-me por finalmente dispor-mos de uma ferramenta que permitirá a todos (administração e operadores) uma maior transparência, responsabilizando todos os intervenientes, fazendo diminuir os custos de contexto e aumentar a eficiência a todo o mercado, permitindo ainda combater os grandes desafios com que nos deparamos, designadamente:

As imposições legais da EU sobre a saúde animal, sobre o cumprimento dos objetivos e metas ambientais que o nosso governo já assumiu, apresentando-se ainda como fundamental para a diferenciação positiva, perante potenciais clientes no processo de internacionalização de que tanto dependemos, porque salvaguarda o estatuto sanitário do nosso efetivo.

Esta plataforma reveste-se de superior importância para Portugal, num tempo em que na Europa Ocidental, voltamos  a ter de conviver com a  existência de surtos de Peste Suína Africana.

Já em 2006, após tomar conhecimento desta ferramenta, a FPAS solicitou a sua expansão a todo o país, o que se atingiu em 2012. Hoje, na Web, faz-nos a todos participar, o que nos agrada, assumindo assim, o desafio de ética na produção, mais uma vez.

Não nos consideramos totalmente satisfeitos. Precisamos de fechar o ciclo de abate, porque sem o fazermos, estaremos a prejudicar a gestão sanitária.

O tempo voa e não se compadece. Quero em nome dos suinicultores portugueses agradecer e reconhecer o grande trabalho hoje apresentado pela Administração pública. Dizer que contem connosco no que for necessário, solicitando que toda a Administração envolvida nesta plataforma, de forma coesa e atempada, contribua para os objetivos de utilização da mesma. Interessados e envolvidos, continuaremos a acompanhar a evolução do processo, porque dela depende o futuro da suinicultura portuguesa.

Senhor Secretário de Estado, mais uma vez o nosso reconhecimento ao nosso governo pelas orientações disponibilizadas, que permitiram o trabalho já desenvolvido pela administração, solicitando-Vos que me permitam destacar, o realizado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária."






Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados