Domingo, 16 de Dezembro de 2018
 
    
   
Suinicultura :: Projecto de Avaliação da Biossegurança em Explorações de Suínos
Notícias » NACIONAL
Projecto de Avaliação da Biossegurança em Explorações de Suínos
2018-11-19

A biossegurança é um dos pilares da sanidade animal, permitindo prevenir a introdução e a propagação de doenças animais transmissíveis e consequentemente os seus impactos negativos na produção pecuária. A biossegurança diz respeito a um conjunto de medidas físicas e de gestão que devem ser aplicadas diariamente pelos produtores, sob a orientação do médico veterinário responsável sanitário (MVRS).

Na atual crise sanitária da Peste Suína Africana na Europa, doença para a qual não existe tratamento ou vacina, a prática de biossegurança nas explorações de suínos é fundamental para a prevenção do seu alastramento a novas áreas e Estados Membros.

O projecto consiste no preenchimento on-line voluntário do referido questionário desenvolvido em Googledocs, para os quais são convidados os produtores suinícolas, através dos seus MVRS, a quem a DGAV enviará o convite.

O questionário é preenchido por cada marca de exploração e apresenta 115 questões sobre as diversos aspectos a ter em conta na biossegurança, os quais são valorados por sistema de pontos, que será dado a conhecer no final do projecto.

O questionário pode ser preenchido entre 20 de Novembro e 30 de Janeiro e pode ser conhecido 
aqui.








Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados