Quarta, 18 de Julho de 2018
 
    
   
Suinicultura :: Concelhos da Região Oeste discriminados
Notícias » NACIONAL
Concelhos da Região Oeste discriminados
2018-07-05

Partilhamos a nota à Comunicação Social do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural:

"Abre hoje [27 de Julho] o segundo período para candidaturas de projetos destinados ao investimento nas explorações de suinicultura, tendo em vista a redução dos impactos ambientais de cada exploração.
As candidaturas encontram-se abertas até ao próximo dia 26 de setembro e os apoios serão direcionados essencialmente para projetos que se destinem a preservar e a melhorar o ambiente, através da melhoria das instalações dedicadas à gestão dos efluentes pecuários nas explorações de suínos e do aumento ou melhoria das condições ambientais de armazenagem dos efluentes na exploração, por forma a promover a proteção das águas e uma eventual valorização dos efluentes pecuários.

A medida 3.2.1.Investimento na Exploração Agrícola, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020 contempla também objetivos relacionados com a redução dos odores, a redução do consumo de água e a melhoria da eficiência energética da exploração, com a redução dos consumos energéticos, recorrendo preferencialmente à produção de energias renováveis para consumo na exploração. Um outro objetivo é a redução dos riscos sanitários e dos custos correspondentes à eliminação de cadáveres de animais mortos nas explorações de suínos, aplicando novos métodos recentemente aprovados pela União Europeia.
Estes apoios, que atingem um montante global de 5 milhões de euros, permitirão alavancar um investimento global na ordem dos 12 a 14 milhões de euros.

No anúncio de abertura de candidaturas (Nº 11/Ação 3.2/2018 – Investimentos na Exploração Agrícola) pode ler-se que "(...) não são apoiadas as tipologias de intervenção respeitantes a sistemas de recolha e/ou tratamento de efluentes pecuários, nomeadamente a construção ou ampliação de ETAR, e de lagoas ou tanques de armazenagem de efluentes pecuários, desde que as explorações agrícolas de produção de suínos se localizem nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Batalha, Leiria ou Porto de Mós".

Face à total incompreensão em relação a esta discriminação, a FPAS está em contacto com Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural no sentido de corrigir esta medida que não pode ser outra coisa se não um lapso.








Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados