Terça, 13 de Novembro de 2018
 
    
   
Suinicultura :: FPAS apresenta proposta para o novo Quadro Comunitário de Apoio
Notícias » FPAS
FPAS apresenta proposta para o novo Quadro Comunitário de Apoio
2018-07-05

No âmbito da revisão da Política Agrícola Comum para o período 2021-2027, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores formulou e entregou nas instâncias competentes uma proposta de incentivo à valorização agrícola dos efluentes pecuários.

Tendo em consideração a promulgação da Directiva Tectos e as metas propostas para Portugal na redução das emissões de amoníaco em 7% até 2029 e de 15% após 2030, relativamente às emissões registadas em 2005, a FPASentende que uma das medidas que permitirá atingir estas metas é o fomento da substituição de fertilizantes inorgânicos por fertilizantes orgânicos procedentes das explorações pecuárias.

Nesse sentido, a FPAS propõe o estabelecimento de uma nova medida agroambiental a incluir em futuros programas de desenvolvimento rural que apoie financeiramente os agricultores que procedam à valorização agrícola de efluentes pecuários nas suas parcelas e que nos seus planos de gestão substituam total ou parcialmente o uso de adubos inorgânicos por efluentes pecuários ou adubos orgânicos.

A aplicação desta medida permitiria impulsionar a valorização agrícola dos efluentes pecuários como fertilizantes orgânicos fomentando a sinergia entre agricultores e produtores pecuários, contribuindo para a melhoria da gestão agroambiental das explorações agrícolas e pecuárias. Com esta medida impulsionar-se-iam as medidas de redução de emissões de amoníaco dirigidas às principais fontes de emissão: utilização de fertilizantes azotados sintéticos conjuntamente com a aplicação de adubos.








Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados