Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Miguel Ángel Higuera é o novo Presidente do Grupo de Trabalho de Saúde e Bem-Estar Animal
Notícias » INTERNACIONAL
Miguel Ángel Higuera é o novo Presidente do Grupo de Trabalho de Saúde e Bem-Estar Animal
2017-09-29

Miguel Ángel Higuera foi eleito como novo Presidente do Grupo de Trabalho de Saúde e Bem-Estar Animal do COPA COGECA.

Higuera indicou como sua máxima prioridade a aplicação da nova legislação sanitária da UE e a luta contra as doenças animais.

O director da Anprogapor afirmou que "nos próximos dois anos, trabalharei no sentido de assegurar que a nova lei da saúde animal da UE e os respectivos actos delegados são bem implementados e assegurar-me-ei que as preocupações dos agricultores e das cooperativas serão tomadas em conta. Também continuarei a trabalhar nas diferentes iniciativas de bem-estar animal para que se apliquem devidamente. Já temos alguns dos mais altos padrões de saúde e bem-estar animal do mundo e os consumidores devem estar melhor informados sobre eles.
Promoveremos isso durante as nossas conversações na nova Plataforma de Bem-Estar Animal da UE".

"Outra prioridade para mim é enfrentar a resistência aos antibióticos. Os produtores respeitam os princípios das boas práticas de maneio e os antibióticos devem ser utilizados de maneira responsável. Somos membros fundadores da Plataforma Europeia para o Uso Responsável de Medicamentos Animais (EPRUMA), e cremos que os medicamentos veterinários , incluindo os antibióticos, necessitam ser usados de forma responsável para manter a sua eficácia. Os antibióticos devem ser utilizados o menos possível, e tanto quanto necessário".

Além disso, assinala que "continuamos explorando novas formas de promover o uso responsável dos antibióticos nos animais de produção".

"No entanto, dados recentes apontam para uma diminuição das vendas de antimicrobianos para os animais produtores de alimentos.

Isto indica que os agricultores da UE estão fazendo todos os possíveis por reduzir o seu uso e seguiremos fomentando isso.

Também apoiamos o enfoque pragmático nas propostas da UE relativas a alimentos medicamentosos".

Por último, advertiu que "durante o meu mandato, também será importante continuar a trabalhar na erradicação de doenças animais na UE, especialmente a peste suína africana e a gripe aviária, já que podem ter uma importância devastadora nos meios de subsistência dos agricultores".









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados