Sexta, 26 de Maio de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Porc D'Or 2017 será em Segovia
Notícias » INTERNACIONAL
Porc D'Or 2017 será em Segovia
2017-02-20

O Instituto de Investigação e Tecnologia Agro-alimentar (IRTA) anunciou que a província de Segovia será a sede da XXIV edição dos prémios Porc d’Or à excelência na produção de carne de porco

Uma decisão tomada por unanimidade pela Comissão de Acompanhamento do BDPorc e dos prémios Porc d’Or, formada pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Agro-alimentar (IRTA), a Associação Nacional de Produtores de Gado Suíno (ANPROGAPOR) e o Ministério da Agricultura Espanhol (MAPAMA).

Assim, pela primeira vez na história dos Porc d’Or, Castela e Leão recebe o que já é um grande acontecimento anual do sector espanhol do porco, um dos mais importantes para a economia de Espanha.

O lugar de celebração da gala de entrega dos prémios Porc d’Or é itinerante, tendo em conta comunidades autónomas e províncias de grande tradição pecuária, censos relevantes e produções destacadas. Localidades como Barcelona, Lérida, Madrid, Pamplona, Vic e Zaragoza foram a sede deste evento em edições passadas.

Para o IRTA, explica Pedro López, director do BDPorc e dos prémios Porc d’Or, «é uma honra que províncias como Segovia queiram acolher a gala de entrega destes prémios, permitindo assim que se celebrem cada ano em diferentes pontos da geografia espanhola».

Este ano, os prémios viajam pela primeira vez até Segovia, província com um peso importante na produção, sendo Castela e Leão a terceira maior comunidade autónoma em relação ao efectivo de suínos, com mais de 3.600.000 cabeças, correspondente a 13 por cento da produção nacional e com Segovia à cabeça com mais de 1.200.000 animais, cerca de 32 por cento do total do efectivo da região.

O IRTA criou os prémios Porc d´Or em 1994 com o objectivo de reconhecer o trabalho das empresas e explorações do sector que, graças ao seu profissionalismo, esforço e utilização das melhores técnicas de produção são capazes de superar os novos desafios que continuamente surgem no desenvolvimento desta actividade, actuando como ponta de lança do sector espanhol da carne de porco.

Na sua XXVI edição, os prémios Porc d’Or não estão apenas consolidados, mas também constituem toda uma referência para as empresas e explorações espanholas, que vêem nos mesmos um reconhecimento à excelência no trabalho.

Esta nova edição conta com a co-organização local da delegação de Segovia e, mais uma vez, com o apoio do Interprofissional da carne de porco branco (Interporc) e de Zoetis, companhia que acompanha os prémios desde o seu início.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados