Sexta, 26 de Maio de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Praticamente aberta a exportação para a China
Notícias » NACIONAL
Praticamente aberta a exportação para a China
2017-01-09

O ministro Capoulas Santos anunciou, por ocasião da Assembleia Geral da CONFAGRI, que a negociação com a China para abertura desse mercado à carne de porco portuguesa está concluída e o processo está prestes a poder avançar.
Na penúltima semana de 2016, os responsáveis chineses tinham enviado ao Governo português o caderno de encargos com as obrigações e requisitos que a produção e a indústria de abate portuguesa teriam de cumprir para prosseguir com o processo de exportação, sobre o qual o Ministério da Agricultura teria de se pronunciar.
A FPAS teve oportunidade de comunicar ao Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação que entende que a prioridade é fechar o dossier o quanto antes e que as adaptações a esse caderno de encargos seriam, certamente, realizadas uma vez que este é um mercado absolutamente estratégico para a produção nacional.
O Ministro da Agricultura anunciou que todos os esclarecimentos já foram prestados, o caderno de encargos aceite e a decisão comunicada ao Governo Chinês. Resta agora, apenas, esperar pela resposta da China para começar a exportar carne de porco portuguesa.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados