Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Deputados pedem estudo sobre o impacto de alimentos importados
Notícias » NACIONAL
Deputados pedem estudo sobre o impacto de alimentos importados
2016-06-15

A Assembleia da República recomendou ao Governo a elaboração de um estudo nacional sobre o impacto da distância percorrida pelos alimentos importados desde o local da sua produção até ao local de consumo, em resolução aprovada em 20 de Maio de 2016.

Os deputados pretendem que, à semelhança do que tem sido feito noutros países, nomeadamente pelo Governo de Espanha, seja elaborado um estudo que deve ter em consideração, designadamente, os locais de produção dos alimentos mais consumidos, o número de quilómetros que os mesmos viajam e o seu modo de transporte, assim como a quantificação de CO2 emitido.

Este estudo é particularmente importante no sector agroalimentar, nomeadamente para a produção pecuária, responsável pela emissão de gases com efeito de estufa. Portugal tem compromissos assumidos no sentido de reduzir a emissão destes gases, mas entende a FPAS que as medidas a serem tomadas nesse sentido não se devem centrar apenas nas práticas da produção. Assim, consideramos de extrema importância que este estudo seja levado a cabo e que sugira medidas que privilegiem o consumo de produtos nacionais face aos produtos importados, cumprindo assim os desígnios da garantia da soberania alimentar, do aumento do auto-abastecimento alimentar nacional e da redução de emissão de gases com efeito de estufa.

Recuperamos este exercício feito pelo portal Agroinfo em Outubro de 2014, no qual chega à conclusão que na nossa mesa podem estar mais de 50 kg de CO2!









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados