Sábado, 18 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Burocracia atrasa abertura do mercado russo
Notícias » FPAS
Burocracia atrasa abertura do mercado russo
2016-02-25

Neste momento, parece ser só a burocracia europeia que está a colocar entraves à abertura do mercado russo às gorduras, toucinhos e subprodutos de matador.

Da parte das autoridades russas parece haver grande abertura, no entanto, as negociações são muito difíceis, uma vez que o Ministro russo está na “blacklist”, ou seja, proibido de entrar na Europa.

Para contornar essa situação, as organizações de produtores pressionaram o Comissário Europeu para a Saúde e Segurança Alimentar Vytenis Andriukaitis para se deslocar ao Dubai, no dia 29 de Fevereiro, e aí encontrar-se com o Ministro russo.

Esta deslocação estava confirmada na passada sexta-feira e acabou por ser cancelada, devido, ao que sabemos, a pressões políticas em Bruxelas.

Neste momento estamos a trabalhar em duas frentes, pois vai haver um encontro na próxima segunda-feira, em Paris, com o Presidente do grupo PP do Parlamento Europeu (Joseph Doll) e o nosso representante António Tavares, que juntará também uma delegação holandesa e dinamarquesa, para procurar garantir acesso ao Presidente Juncker e fazer com que ele autorize a deslocação de Andriukaitis a Moscovo.

Por outro lado, está a decorrer uma operação a nível europeu dos responsáveis pelos produtores, para que os ministros dos negócios estrangeiros aceitem retirar o Ministro russo da blacklist, uma vez que temos a informação que a Comissária Mogherini está de acordo.

Mais uma vez a produção vê-se confrontada com uma situação política, comandada por políticos que só querem o seu lugar e não têm qualquer preocupação com a evolução dos sectores da economia e que neste caso nos estão a prejudicar fortemente.










Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados