Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Eurodeputado Miguel Viegas questiona a Comissão Europeia sobre a Crise na Suinicultura
Notícias » INTERNACIONAL
Eurodeputado Miguel Viegas questiona a Comissão Europeia sobre a Crise na Suinicultura
2016-02-19

O eurodeputado do PCP, Miguel Viegas, dirigiu à Comissão Europeia uma pergunta com pedido de resposta escrita intitulada “Crise no Mercado da Carne Suína”, na qual solicita esclarecimentos sobre a abertura e alargamento dos mercados de exportação, bem como o ponto de situação das relações políticas com a Rússia.

Miguel Viegas tem mantido constante e permanente contacto com a FPAS desde que tomou posse enquanto deputado ao Parlamento Europeu, sendo um incansável defensor do sector nas instâncias europeias.

Conheça a pergunta na íntegra:

Finalmente, o Comissário Phil Hogan e os ministros, na última reunião de 15/2, reconheceram a gravidade da situação dos mercados do leite e da carne de porco.

A situação das explorações agrícolas tende a piorar de dia para dia. Os agricultores enfrentam problemas de tesouraria graves suscetíveis de persistir, não só na Primavera deste ano, mas durante todo o ano. Sem ações firmes e de curto prazo, muitos produtores não terão outra escolha a não ser colocar a chave debaixo da porta, como é reconhecido pelas associações do setor.

Ao nível do sector da carne de suíno, os preços ainda são muito baixos, o que demonstra a clara insuficiência das soluções aplicadas até ao momento. Neste quadro, pergunto à Comissão Europeia que resultados concretos podem ser apresentados ao setor no que toca ao alargamento do mercado de exportação. Pergunto igualmente se estão previstos apoios à exportação que permitam compensar as desvantagens competitivas que decorrem dos elevados custos de produção dentro da Europa e designadamente em Portugal. Pergunto finalmente qual o estado das negociações com a Rússia visando a reabertura deste importante mercado.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados