Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: OMC espera levantamento do embargo russo em Abril
Notícias » INTERNACIONAL
OMC espera levantamento do embargo russo em Abril
2016-02-18

A Organização Mundial do Comércio considera que estão reunidas as condições para a Rússia levantar o embargo à carne de porco europeia em Abril.

Para já, a OMC não avançou datas concretas, mas a indústria suinícola vê esta indicação como uma boa notícia, numa altura em que toda a Europa continua a atravessar uma situação de preços pagos ao produtor demasiado baixos.

O embargo político tem sido um assunto em agenda há vários meses nas reuniões entre a indústria cárnica europeia e a Comissão Europeia. Em 2013 o volume das exportações da carne de porco da Europa para a Rússia atingiram o valor de 1,4 mil milhões de euros.

Os responsáveis do COPA-COGECA têm liderado as tentativas de encorajamento ao diálogo entre a Comissão Europeia e a Rússia novamente.

Numa carta enviada ao Presidente Juncker a 20 de Janeiro de 2016, o Presidente do COPA e o Presidente do COGECA apelaram a que se “restabelecessem as transacções comerciais da carne de porco e subprodutos o mais breve possível”, considerando que “este assunto é de vital importância porque escoará produtos como gordura e banha. Produtos que a UE não encontrou mercados alternativos equivalentes”.

Crê-se que a carta motivou a re-abertura do diálogo entre as autoridades europeias e russas que se preparam para chegar a acordo, previsto para o próximo mês de Abril.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados