“Até outubro espero que se possa progredir nessa matéria [a criação de um centro de Investigação e Formação em suinicultura]”, afirmou Assunção Cristas, assegurando que o Governo “tem todo o empenho em concluir este assunto”.
A garantia foi dada durante a abertura do VII Congresso Nacional de Suinicultura, presidida pela ministra da Agricultura e do Mar, nas Caldas da Rainha, onde durante dois dias cerca de 400 suinicultores discutem “O caminho para a autossuficiência” que pretendem atingir até 2020.
À margem do congresso, Assunção Cristas adiantou estar “a trabalhar com o Ministério das Finanças” para que até final da legislatura possam ser disponibilizadas “umas instalações que pertenciam ao Ministério da Agricultura e que estão desativadas” para a instalação do futuro centro tecnológico de investigação e formação em Canha, no concelho de Pegões.
De acordo com a ministra, trata-se de “um projeto muito interessante” que merecerá o apoio do Governo, que “se empenhou desde a primeira hora”, por considerar que a aposta “na formação e investigação científica terá um grande retorno na nossa produção”. |