Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Catalunha pretende aumentar a biossegurança das explorações para fazer face ao Aujeszky
Notícias » INTERNACIONAL
Catalunha pretende aumentar a biossegurança das explorações para fazer face ao Aujeszky
2015-06-16

A reunião da Comissão Técnica de suínos da Catalunha teve como ponto principal a discussão do plano de controlo e erradicação do Aujeszky.

Em relação à vacinação que se leva a cabo em todas as explorações catalãs, a Comissão reiterou que apesar da prevalência zero, há que continuar a vacinar com a periodicidade definida de forma a actuar de forma preventiva contra o possível reaparecimento da doença na Catalunha.

A situação de Portugal, a presença de alguns javalis ao Aujeszky na região e a dependência da exportação no sector suinícola catalão, que seria comprometida face a uma situação de regressão quanto ao estado sanitário, reafirmam a importância de manter a vigilância e consolidar as actuações de prevenção, entre as quais se inclui a melhoria das condições de biossegurança.

Neste sentido, o Departamento de Agricultura da Catalunha propoe complementar o plano de biossegurança que pôs em prática no dia 2 de Março com a redacção de um dossier técnico por parte da Comissão, tendo em vista a assessoria na área da biossegurança dirigida aos empresários suinícolas e adaptado à realidade da região.

Esta Comissão Técnica constituiu-se em 2013 com o objectivo de aconselhar a Sub-Direcção Geral de Ganadaria do Departamento de Agricultura da Catalunha em questões sanitárias e aplicação de medidas que possam pôr em perigo a sanidade animal.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados