Sábado, 18 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Viagem de suinicultores portugueses à Holanda
Notícias » FPAS
Viagem de suinicultores portugueses à Holanda
2015-05-27

No passado dia 21 de Maio, um grupo de suinicultores Portugueses deslocou-se à Holanda para uma viagem de dois dias a este país de grande relevância para a suinicultura europeia. Esta viagem teve como principal objetivo dar a conhecer a este grupo de suinicultores nacionais a realidade do tratamento de efluentes suinícolas na Holanda.

No primeiro dia da viagem, os participantes visitaram de manhã a sede da Topigs Norsvin em Vught (www.topigsnorsvin.com) – empresa Holandesa-Norueguesa de genética suína, líder de mercado na Holanda e Europa –, onde lhes foi feita uma apresentação sobre a empresa e sobre algumas tendências do mercado global da carne de porco. Durante a tarde, o grupo teve a oportunidade de visitar as instalações de tratamento de efluentes e produção de biogás de uma exploração de 2200 porcas e visitou ainda uma outra exploração de 800 porcas, com recria e engorda de parte dos animais, onde foram discutidos alguns temas de interesse entre os suinicultores nacionais e o suinicultor Holandês aí presente.

No segundo dia, foi visitada durante a manhã a fábrica da D-TEC em Kesteren (www.d-tec.nl) – empresa Holandesa líder de mercado no fabrico de contentores para transporte rodoviário de efluentes da atividade pecuária –, onde foi apresentada ao grupo toda a unidade de produção da empresa bem como as últimas tecnologias e produtos disponíveis para o mercado. Da parte da tarde, os suinicultores Portugueses puderam ver in loco todo o processo de recolha, transporte e aplicação dos efluentes suinícolas nos terrenos agrícolas, neste caso num pomar de árvores de fruto e num prado permanente de pastoreio direto.

Durante esta viagem os suinicultores Portugueses puderam constatar que, apesar dos problemas ambientais que existem na Holanda devido à grande concentração de explorações de produção animal e apesar dos elevados custos que os suinicultores Holandeses têm com o tratamento e retirada dos efluentes das suas explorações, existe ainda uma grande valorização dos efluentes suinícolas para agricultura daquele país, sendo estes considerados um excelente fertilizante natural muitas vezes preferido em detrimento de outros fertilizantes químicos. Talvez os nossos dirigentes pudessem tomar como exemplo este país e promover uma relação mais próxima entre produção animal e produção vegetal em Portugal. Felizmente algumas mudanças se começam a verificar, também por cá, ainda que timidamente.










Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados