Sábado, 18 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Reunião Gabinete Planeamento e Políticas
Notícias » FPAS
Reunião Gabinete Planeamento e Políticas
2015-04-16

No dia 16 de Abril, a FPAS representada pelo seu Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Secretário-Geral Adjunto foi recebida pelo Director do GPP, Engº Eduardo Diniz que ficou a par dos projectos mais imediatos da FPAS e que passarão por serem financiados ao abrigo do novo Quadro Comunitário de Apoio, nas várias medidas do PDR2020, sob a gerência do GPP.

Em primeiro lugar foi apresentado a projecto de parceria com a UTAD, que visa desenvolver estudos sobre bem-estar animal e que se pretenderá constituir como um Grupo Operacional. A calendarização desta medida é uma preocupação da FPAS que foi transmitida ao director, uma vez que se pode perder a pertinência do estudo, se - como está previsto - o período de candidatura apenas abra em Setembro.

Relativamente ao projecto de aconselhamento aos produtores, ficou entregue o caderno de encargos elaborado pela FPAS, tendo sido discutida a melhor maneira de enquadrar a acção na arquitectura do PDR2020.

Foi ainda transmitida a preocupação da FPAS e também da ANCSUB relativamente à impossibilidade de elegibilidade de organizações de produtores das raças autóctones, devido ao volume de negócio exigido, impossibilitando a obtenção de majorações nos investimentos na exploração. O Engº Eduardo Diniz comunicou em primeira mão que foi aplicada à portaria (ainda em fase de consulta) cláusulas que criam regimes de excepção à criação extensiva, aos produtos DOP e a organizações com mais de 20 produtores. Desta forma, o limite de elegibilidade para reconhecimento enquanto OP pode ser dividido até 5 vezes.

O Projecto Gil Vaz, como tem sido hábito nas reuniões que a FPAS tem mantido com Ministério da Agricultura e suas dependências, também foi abordado, causando entusiasmo no GPP e ficando o compromisso do seu director de se inteirar sobre o dententor das terras, uma vez que do GPP também faz parte a Divisão de Património do Estado.

Por último, foi reiterado o convite para que o Engº Eduardo Diniz estivesse presente no VII Congresso Nacional de Suinicultura, o qual foi amavelmente acedido.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados