Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: FPAS reúne com produtores de Malhado de Alcobaça
Notícias » FPAS
FPAS reúne com produtores de Malhado de Alcobaça
2015-03-04

O Malhado de Alcobaça é uma raça portuguesa autóctone de suínos cujo Registo Zootécnico foi reconhecido em 2003. Tradicionalmente conhecida como "Porco da Terra, Sintrão ou Torrejano", o Livro Genealógico da raça foi recentemente constituído, em 2014, estando reconhecida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária à Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores a competência de gestão do Livro Genealógico do Malhado de Alcobaça (LGMA).

Atualmente, esta é uma raça altamente ameaçada estando registados no Livro 92 reprodutores, detidos por apenas dois criadores, sendo para a FPAS fundamental canalizar esforços no sentido de promover o aparecimento de novos criadores que promovam, valorizem e melhorem geneticamente a raça.

Do ponto de vista da região de Alcobaça, esta raça representa um potencial ativo económico e comercial, nomeadamente atendendo à boa qualidade de carne que produz, com excelente aptidão como leitão para assar. Nesse sentido, a FPAS promove no dia de amanhã, 5 de Março, pelas 16.00 horas na sede da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça uma reunião com potenciais produtores, onde também estará representado o município de Alcobaça, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, parceiro da FPAS neste projeto.









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados