Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: UE aprova novo sistema de destruição de cadáveres
Notícias » INTERNACIONAL
UE aprova novo sistema de destruição de cadáveres
2015-01-08

Foi publicado no passado dia 7 de Janeiro, no Jornal Oficial da União Europeia o Regulamento (UE) 2015/9 da Comissão, de 6 de Janeiro de 2015 que altera o Regulamento (UE) nº 142/2011 que aplica o Regulamento (CE) nº 1069/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho que define regras sanitárias relativas a subprodutos animais e produtos derivados não destinados ao consumo humano.

Este diploma permite a utilização de novos métodos de processamento de cadáveres animais, nomeadamente suínos mortos na exploração e ainda outros materiais, como placentas. Esses métodos alternativos são designadamente a maturação aeróbia (com obrigação de posterior incineração ou co-incineração) e a hidrólise. Refira-se ainda que estes métodos apenas poderão ser aplicados em 5 Estados-Membros, sendo Portugal um deles.

Com toda a problemática em torno do actual sistema de remoção de cadáveres, esta notícia não podia vir em melhor altura para os suinicultores portugueses que têm, seguramente, neste documento uma ferramenta ao seu dispor não só para contornar as actuais contingências desse sistema, como também para reforçar a biossegurança das suas explorações.

Estaremos perante a alternativa ao SIRCA? O futuro (próximo) o dirá…

Consulte 
aqui o documento na íntegra (com particular atenção para o ponto 6. do anexo)









Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados