Sábado, 18 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Governo Espanhol aprova a integração do CReSA no IRTA
Notícias » INTERNACIONAL
Governo Espanhol aprova a integração do CReSA no IRTA
2014-12-18

O governo espanhol aprovou no passado dia 16 de dezembro a integração da Fundação Centro de Investigação em Sanidade Animal (CReSA) no Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentares (IRTA) do Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente (DAAM) do Governo Regional da Catalunha. Assim, o Conselho de Ministros deu “luz verde” ao acordo que autoriza a cessão global de ativos e passivos e posterior dissolução da Fundação CReSA em favor do IRTA.

A Fundação CReSA foi criada em 1999 pelo IRTA e pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Teve como objetivo a colaboração entre a UAB, o IRTA e o sector privado na promoção da investigação e desenvolvimento tecnológico, os estudos e educação no campo da sanidade animal, em todos os seus aspetos.

Desta forma, integrar-se-ão as capacidades do CReSA na estrutura científica do IRTA para incrementar o seu potencial de desenvolvimento em favor do cumprimento da missão do IRTA: “contribuir para a modernização, competitividade e desenvolvimento sustentável dos sectores agrário, alimentar e aquícola, o fornecimento de alimentos sãos e de boa qualidade para os consumidores e, de uma forma geral, a melhoria do bem-estar da população”.

Por outro lado, firma-se o compromisso entre o IRTA e a UAB para garantir a prossecução da colaboração a nível institucional entre estas instituições, que tão bons frutos produziu até à data.

Desta forma a integração do CReSA no IRTA é uma clara oportunidade de futuro, totalmente alinhada com os objetivos do IRTA como da UAB, que permite continuar a dispor de um centro consolidado e amplamente reconhecido como uma grande referência no sector da Sanidade Animal, tanto a nível nacional como internacional.

Assim o IRTA poderá dar continuidade à atividade que a Fundação até agora tem levado a cabo, já que tem capacidades para integrar a atividade do CReSA no âmbito do seu programa de sanidade animal, e ao mesmo tempo, com a dissolução da Fundação dar-se-á cumprimento às medidas de racionalização e simplificação do sector público impulsionadas pelo Governo.

Nota de Imprensa IRTA










Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados