Sexta, 24 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: UE apresenta queixa contra a Rússia na OMC
Notícias » INTERNACIONAL
UE apresenta queixa contra a Rússia na OMC
2014-04-14

Na passada 5ª feira a UE apresentou queixa formal contra a Rússia na OMC – Organização Mundial do Comércio pela forma como tem sido conduzido o embargo unilateral imposto por este país a todas as exportações de carne de porco europeias.
“A UE não tem outra opção senão preparar-se para apresentar uma ação legal contra a Rússia num futuro muito próximo”, declarou o porta-voz comunitário, acrescentando que “ficou bem claro que apesar dos nossos esforços festão esgotadas todas as vias diplomáticas disponíveis para resolver este desproporcionado veto da Rússia em relação à carne e transformados originários da Europa”.
O último encontro bilateral teve lugar precisamente aquando da reunião geral da OMC na semana passada. Como se sabe as autoridades da Rússia decidiram, em finais de Janeiro, impor restrições à importação de carne de porco procedente de todos os países da UE depois de se registado um caso de PSA na Lituânia e, posteriormente, também na Polonia, que no total somaram 4 javalis, 2 em cada país. Para a Comissão a resposta de Moscovo foi desproporcionada, assegurando que o problema da PSA está restringida a áreas muito pequenas e limitadas. Em março o executivo comunitário pediu explicações à Áustria sobre um suposto acordo bilateral entre Viena e Moscovo através do qual a Áustria teria exportado para a Rússia carne de porco.
Entretanto é voz corrente que as relações entre a UE e a Rússia, muito para além de ser uma questão comercial terá isso sim uma razão política que se prende com a crise política na Ucrânia.
(Fonte Mércolérida)










Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados