Sábado, 18 de Novembro de 2017
 
    
   
Suinicultura :: Consumo consciente: um paradigma do presente, um imperativo para o futuro
Notícias » NACIONAL
Consumo consciente: um paradigma do presente, um imperativo para o futuro
2014-03-24

Sabendo que o desenvolvimento sustentável é aquele que dá resposta às necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras, o consumo sustentável será aquele em que o uso de bens e serviços que atendem às necessidades básicas e promovem uma melhor qualidade de vida, contribui também para minimizar o uso de recursos naturais e emissões de resíduos tóxicos e poluentes, não comprometendo as necessidades das futuras gerações (Oslo 1994).

O consumo consciente, por sua vez sendo um conceito mais abrangente e mais implicado com o consumo de bens e serviços, não ligados às grandes fontes energéticas e recursos naturais, tais como a água, a energia eléctrica e eólica ou os combustíveis, relaciona-se de uma forma mais directa com a generalidade dos consumidores e com os fast moving consumwer goods que tão bem conhecemos e todos os dias consumimos.

Compreender como o consumo consciente é percepcionado pelos consumidores e quais as relações entre si estabelecidas, qual a importância que lhe é atribuida e quais as dimensões em que o consumo consciente tem mais impacto serão alguns dos grandes objectivos deste 2º Forum do Consumo que se realizará no dia 16 de Abril no ISCTE.

Pretendemos assim neste 2º Fórum do Consumo com a colaboração de alguns especialistas, analisar e debater uma das mais importantes e actuais vertentes do consumo do século XXI, em todos os seus ângulos, nomeadamente, a sustentabilidade, o consumo júnior e sénior, a responsabilidade e solidariedade social, a consciência nutricional e a percepção actual do consumidor português em matéria de consumo consciente.

Na sociedade actual não nos apercebemos ou não queremos mesmo saber dos processos subjacentes a cada produto que consumimos e geralmente adoptamos uma atitude de indiferença em relação à forma como se produzem e comercializam os bens de consumo desde que consigamos possuí-los.

Não conhecemos os verdadeiros impactes dos produtos que compramos nem sequer temos consciência que não sabemos. Ora, não saber aquilo em que não se repara é a verdadeira essência da ilusão. E nós não queremos andar iludidos acerca de nada e queremos ser esclarecidos sobre tudo.

Com o 2º Fórum do Consumo e através da actividade geral do Fórum pretendemos ter uma visão sistémica do consumo em todas as suas vertentes e modalidades para conhecermos o todo e não apenas algumas das suas partes.

 Acompanhe-nos nesta viagem por um caminho, ainda de muitos, desconhecido. Sabemos que também se interessa por este tema e que partilha da nossa visão. Por isso, em www.forumconsumo.com inscreva-se já neste nosso evento que também é seu.











Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados