Sábado, 18 de Novembro de 2017
 
    
   
A Direcção » Reuniões » Realizadas

Reunião com Director G. de Veterinária

Cumprindo um hábito já com alguns anos, teve lugar no dia 6 de Maio a reunião de periodicidade trimestral da Direcção da FPAS com o Sr. Director Geral de Veterinária.

Os temas agendados foram:

  • Gripe "A" - Informações e regras a seguir no sector;
  • Plano para a Recolha e destruição de Cadavéres;
  • PCEDA - Plano para o controlo e erradicação da doença de Aujezsky;
  • Classificação de Resíduos, e
  • Recolha de dados estatísticos sobre o sector.

Gripe A - Confirmado que o início de todo o processo continua desconhecido, não tendo havido qualquer problema anormal em suínos com excepção do caso fortuíto numa exploração do Canadá, cujo proprietário havia estado no México. O Comité Veterinário Europeu promoveu a divulgação de regras de biosegurança apoiando em simultâneo alguns estudos relativos ao virús H1N1 no Laboratório de referência localizado em Inglaterra. Igualmente fomos informados que irá decorrer, durante as próximas semanas, em todos os Países da UE, uma monitorização relativa á possível detecção deste virua a nível das carcaças de suínos abatidos nos matadouros.

PCEDA - Na sequência dos comentários oportunamente enviados pela FPAS e do agendamento de uma reunião em Bruxelas, possívelmente ainda no decorrer do mês de Maio, irá ser proposto que Portugal passe a constar do Anexo II, através da alteração da Decisão 2008/185/CE,  de cuja última versão datada de 18 de Março pp fazem parte a Bélgica, a Hungria, a Itália (uma província) e Espanha (algumas comunidades). Foi analizada com alguma preocupação a notória diminuição de vacinação do efectivo nacional durante o último ano.

Recolha e Destruição de Cadavéres - Está aberto um Concurso Público Internacional, que deverá estar concluído até final do 1º semestre de 2009. A DGV irá fazer publicar um "Aviso" no sentido de prestar algunsa esclarecimentos sobre: necrotérios, contentores, etc. devendo entretanto ser enviado á FPAS o Manual de Procedimentos, as regras de licenciamento de Transportes, etc.

Dados estatístcos - Solicitado mais uma vez o envio destes dados o mais actualizados possível.

Classificação de Resíduos - Não se encontrando ainda definitivamente resolvido este assunto que tantos prejuízos tem dado á produção, ficou acordado que o Sr. Director Geral de Veterinária irá contactar directamente o Director Geral da Agência Portuguesa de Ambiente na tentativa de resolver este diferendo.

I Congresso de Suinicultura do Litoral Alentejano - A FPAS como co-organizadora deste evento confirmou o convite já expresso pela SAGRAN para que o Sr. Director Geral de Veterinária comparecesse á Cerimónia de Abertura deste Congresso. O convite foi aceite.










Subscreva a nossa newsletter

 


FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados